Instalada a Comissão de Relações Internacionais da Câmara

Nova CP visa fomentar a comunicação da região com outros países
Instalada a Comissão de Relações Internacionais da Câmara

Fotos: Aline Pereira / Texto: Marco Aurélio Tarlá

Foi instalada na tarde desta sexta-feira, 17 de julho, no plenário do Legislativo, a Comissão Permanente de Relações Internacionais.

Participaram da reunião os vereadores-membros Fabiano Guimarães (DEM), André Trindade (DEM) e Luciano Mega (PDT), além de representantes do Poder Executivo e instituições, como: LIDE, Amcham, Ciesp, Sebrae, ACIRP, SUPERA Parque, Unaerp, Centro Universitário Moura Lacerda, e outras.

A comissão visa debater e promover a internacionalização das relações econômicas da cidade, interligando os potenciais de Ribeirão Preto às demandas de outros países. O objetivo é criar um espaço no Legislativo para que as propostas sejam amplamente discutidas, e através dos instrumentos jurídicos disponíveis, tornem-se projetos de lei e indicações ao Executivo. Além disso, pretende-se fomentar convênios nos setores de saúde, cultura e educação.

"Ainda é baixo o nível de internacionalização da cidade, por isso esta comissão é uma oportunidade de lançarmos uma semente voltada pra essa finalidade, com estruturas permanentes", afirmou o vereador Fabiano Guimarães.

Outros pontos destacados e que devem ser pauta da comissão são: Infraestrutura local, desburocratização, digitalização e automatização dos procedimentos para cativar novos investimentos na cidade, comércio varejista e qualificação profissional.

"A pauta de relações internacionais é extensa, e se aprofundada pode trazer mais resultados pra cidade, região e desenvolvimento do próprio país", disse André Trindade.

Luciano Mega sugeriu que haja ampla interface da nova comissão com outras do Legislativo que tratam sobre desenvolvimento econômico, e destacou que é essencial a participação de representantes do Poder Executivo nos debates.

"Temos que trabalhar em parceria para trazer a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município, além disso o envolvimento do Executivo como um todo é fundamental para que os projetos possam ter andamento", concluiu.